O UX Design já está consolidado não apenas como um conceito de trazer aos usuários comuns uma melhoria de experiência digital, mas também como projetar experiências e obtenção de resultados. O UX Design pode ir muito além de projetos de interfaces para a web, mas para projetar vendas e resultados. E posso mostrar como!
A experência do usuário nada mais é a forma como nós humanos interagimos com a máquina e o quanto podemos tirar o proveito dela. E o quanto da máquina pode nos beneficiar. E quando o assunto se trata de Marketing Digital e vender pela internet, qual o papel que o UX Design desempenha?
Primeiro: Design abusivo e emocional. O Design trata do visual e partes sensoriais e emocionais. Nada mais inteligente do que projetar campnhas e anúncios com foco na necessidade do cliente e para isso, precise ir a fundo do que ele quer e como trabalhar a parte visual para atingir esse cliente. Suponhamos que o seu público-alvo seja do mercado de fast-food e sua empresa do ramo precise desenvolver uma campanha publicitária. O que atrai as pessoas para o seu restaurante? Fome! E o que faz as pessoas sentirem fome de que? Comida! E como irão conhecer um restaurante pela primeira ou segunda vez? Qualidade! E como essas pessoas experimentaram os pratos e chegaram ao seu restaurante? Publicidade! E como as grandes marcas e redes de fast-food lucram com publicidade de alimentos? Design informativo, moderno, poderoso e apelativo.
Aí está o segredo! Saiba apelar e abusar dos anúncios!
Como profissional da área de design e inovação, digo a vocês, que um design apelativo, informativo e de rápida absorção consegue atrair inúmeros clientes para o seu negócio e fazer as vendas que precisa. Não estou dizendo para mentir e ser desonesto nos seus anúncios, mas anuncie e inove algo que você sabe fazer e que pode entregar para os seus clientes.
Segundo: Quanto mais informacões, melhor! O seu anúncio não apenas precisa de uma propaganda com design moderno, mas saber dosar melhor as informações e o quanto isso pode agregar de valor aos seus produtos e serviços gera resultados significativos para a sua empresa. Quanto mais transparente for o anúncio e com maiores Informações sobre formas de pagamento, descontos, vantagens, diferenciais, entre outros, o seu produto ou serviço terá um destaque maior e diferenciado dos demais, dependendo do ramo em que atua.
Terceiro: Trabalhe em diversos formatos e mídias. As Redes Sociais nos dão a opção de explorar melhor esse mundo e tirar proveito. E para isso temos os diversos formatos e aplicacões de imagens e vídeos que se adequam em cada device e oferecem as melhores experiências para os usuários. E abusar desse recurso e investir em UX Design para anúncios é um recurso poderoso de vendas e resultados significativos para o seu negócios. Crie em diversos formatos para o Facebook, Instagram, Google e Twitter.
Quarto: Não seja irritante. Saber trabalhar design em anúncios requer sabedoria e colocar um equilíbrio entre ser inteligente e ser chato é primoridial para o sucesso da sua campanha. Saiba a hora e o momento adequados para veicular o seu anúncio ou desenvolver o mesmo, que seja funcional, mas que não cause nenhuma irritação ao seu cliente. Antes de veicular de forma definitiva os seus anúncios, sempre bom fazer um teste A/B para ver como fica o desempneho e a aceitacão do público. Sempre bom testar como estão posicionados os textos, cores, imagens e fotos dos produtos. Só assim o seu anúncio terá garantias de ser aceito pelo público.
Bem, esses são os caminhos em que eu acredito para conseguir mais clientes e vender mais usando os conceitos de UX Design como único foco a publicidade e como trabalhar de forma otimizada. Tenho mais e outras dicas valiosas para o seu negócio.